A Aliança

membros da Aliança de Misericórdia adoram a Eucaristia
Membros do Movimento em momento de adoração e comunhão/ Foto: William de Oliveira.

A Aliança de Misericórdia é um Movimento Eclesial, constituído como Associação Privada de Fiéis, reconhecida e sediada na Arquidiocese de São Paulo no Brasil.

A identidade do Movimento encontra-se na Palavra de Cristo: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu, enviou-me a anunciar a boa nova aos pobres…” (Is 61,1sse Lc 4,18-19).

A família Aliança de Misericórdia acolhe e une as forças de homens e mulheres, celibatários e casados, leigos e clérigos, que, de várias formas e níveis, chamados por Deus, tornam-se “filhos da misericórdia” para evangelizar as ovelhas perdidas (cf. Lc 15, 4-7), confiantes na potência do Espírito Santo, realizando todas as obras de Misericórdia que as próprias forças permitirem.

A ação da Aliança

Conscientes do relacionamento inseparável existente entre o anúncio e o testemunho da caridade (cf. Tg 2, 14-19; 1Jo 3, 14-17), comprometemo-nos a conjugar harmoniosamente, evangelização e caridade como duas faces de uma só moeda:

“A Igreja não pode, sob pena de trair a missão de Jesus, separar a salvação da promoção da justiça e da libertação”. (Diretrizes gerais da CNBB 1999-2002)

Junto aos trabalhos de evangelização, o Movimento realiza diversas obras sociais voltados à população carente das periferias e ruas, conjugando harmoniosamente evangelização e caridade como faces de uma só moeda, e sendo reconhecida juridicamente como entidade de utilidade pública em âmbito municipal, estadual e federal.

O Movimento está presente em mais de 50 cidades do Brasil e outros 6 países (Bélgica, Itália, Polônia, Portugal, República Dominicana, Venezuela e Moçambique), através da adesão dos membros a um dos Elos de pertença.

De 15 de outubro a 1º de novembro de 1999, o Senhor confirmou o chamado que impulsionaria o início desta obra, confiando como Palavra de Vida à passagem de Isaías 61, 1ss.

No dia de Todos os Santos, Ele nos fez intuir as cores do arco íris como sinal de uma nova Aliança de Misericórdia, que se desdobrava nas várias expressões do Amor, pelos diferentes dons do Espírito.

Compreendemos que era uma obra para a santificação de todos e que a santidade seria nossa primeira vocação, à luz das Bem Aventuranças (cf. Mt 5, 1-12).

Pe. João Henrique, Pe. Antonello e os irmãos Maria Paola e Dílson começaram uma quarentena para discernimento, que terminou em 12 de dezembro, 3º Domingo do Advento do Natal do Ano Santo, Ano da Misericórdia: era a festa de N. Sra. de Guadalupe, Rainha e Padroeira das Américas, dos pequenos, sofridos e oprimidos.

Compreenderam, então, que a Imaculada do Espírito Santo era a verdadeira Mãe Fundadora, e receberam a inspiração da imagem de Maria Imaculada do Espírito Santo.

Confirmados em seu chamado pelo então bispo auxiliar da Região Ipiranga da Arquidiocese de São Paulo, Dom Gil Antônio Moreira, os quatro, com outros irmãos, reuniram-se em retiro de 31 de dezembro a 9 de janeiro, em Atibaia (SP).

Na madrugada de 1° de janeiro de 2000, apresentaram a Maria, Mãe da Igreja e da Misericórdia, o seu “SIM”.

É o nascimento da Aliança de Misericórdia, desde logo um Movimento Eclesial, pela presença de sacerdotes e leigos, homens e mulheres, solteiros e casados, que aderem ao mesmo carisma de formas diferentes e em vários níveis.

“Vocês falam de sonho, mas eu vejo que já é realidade e que seus corações batem ao uníssono com que Jesus está querendo de sua Igreja aqui em São Paulo e com o que o nosso Pastor, Dom Cláudio Hummes, nos pede: uma nova evangelização a partir dos mais pobres.

O vosso lema será Evangelizar para Transformar, para transformar o evangelizado em evangelizador”, nos disse Dom Gil.

Em 15 de agosto de 2005 (Festa da Assunção de Nossa Senhora), Dom Cláudio Hummes, então Cardeal Arcebispo de São Paulo, aprovou o estatuto do Movimento como Associação Privada de Fiéis, Aliança de Misericórdia.

Nossa missão é nos tornarmos expressão viva do Amor Misericordioso, que brota do coração do nosso Deus através da sua Igreja, para com os mais pobres material e espiritualmente.

Somos chamados a uma vida de oração e ação, ação evangelizadora e de promoção humana. Para colocar esta missão em prática, as evangelizações se dividem em duas, Movimento Jovem e Movimento Adulto, que juntos promovem encontros querigmáticos e carismáticos, de conversão, para os que estão afastados da Igreja ou que precisam de um reavivar interior.

Ao mesmo tempo, desenvolve ações para dar real oportunidade de reinserção na sociedade aos marginalizados, sejam pessoas em situação de rua, residentes em favelas ou pessoas em alguma situação de risco. O mais importante é que resgatem a sua própria vida e de seus mais próximos.

Padre João Henrique na rua ora por morador de rua
Pastoral de rua na Sé em São Paulo/SP. Foto: Acervo Aliança.

O carisma e a espiritualidade do Movimento Aliança de Misericórdia brotam do coração misericordioso de Jesus e impulsionam todos os membros do Movimento ao encontro do coração de cada pobre, materialmente ou espiritualmente.

A Aliança de Misericórdia é chamada a Evangelizar para Transformar, transformando todo evangelizado em evangelizador e testemunha da Misericórdia. Acreditando na força da Palavra “Onde, porém, se multiplicou o pecado, a graça transbordou.” (cf. Rm 5, 20).

A Misericórdia nada mais é que a graça santificante, descendo no mais profundo das feridas humanas, nas chagas que paralisam e matam os filhos de Deus, e as transformam em fontes que jorram a água viva da santidade.

Confiantes na potência do Espírito Santo, o Movimento O reconhece como principal protagonista de um Novo Pentecostes de Misericórdia e busca viver pautando-se nas dimensões carismática e evangelizadora, visando uma libertação integral e uma transformação total de cada homem e mulher, a quem se anuncia a misericórdia de Deus.

Reconhece também em MARIA, “Imaculada do Espírito Santo”, a sua verdadeira “FUNDADORA”.

Ponte de Misericórdia

O Movimento compromete-se a conjugar harmoniosamente a Evangelização e Caridade como duas faces de uma só moeda. Acima de tudo, deseja viver no seu interior, com radicalidade, os laços de amor que Jesus viveu com seus discípulos e que tanto desejou para eles:

Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisso reconhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros!” (Jo 13,34-35).

Por seu carisma o Movimento é chamado a ser aliança de Misericórdia e ponte de Misericórdia entre pobres e ricos; centro e periferia; pequenos e grandes; igreja e igreja; dimensão carismática e libertadora; ação evangelizadora e de promoção humana; a vida de oração e de ação; homem e homem e povos e povos até os confins do mundo.

As Escolas

A espiritualidade da Aliança de Misericórdia se alicerça sobre quatro colunas fundamentais: o Espírito, a Palavra, Maria e os pobres.

Sua espiritualidade consiste, portanto em aprender e se inspirar nas chamadas “Escolas” que norteiam a vida e o agir da Aliança de Misericórdia:

À Escola do Espírito – O Movimento reconhece e adora o Espírito Santo como protagonista da missão.

À Escola da Palavra – Pela força da Palavra, acolhida como princípio de cada ação, o Movimento vive e renova a cada ação.

À Escola de Maria – A Aliança nasce do seio de Maria, como Espírito de eterna Misericórdia e de infinita fecundidade.

À escola dos Pobres – o pobre converte e impulsiona os membros do Movimento a serem cada vez mais pobres, despojados e livres.

Imaculada do Espírito Santo

imaculada-espirito-santo
Rascunho feito por Padre João Henrique, durante um momento de oração com Maria Paola e Padre Antonello.

Esta imagem nasceu em oração, no dia 21 de dezembro de 1999, enquanto nos preparávamos para encontrar com Dom Gil Antônio Moreira, em vista de nossa possível acolhida na Arquidiocese de São Paulo.

Orando, sentimos fortemente a presença de Maria, nossa Mãe, e nasceu o desejo de desenhar um retrato d’Ela, como Imaculada do Espírito Santo.

Em um forte momento de oração, Pe. Antonello e Maria Paola, pelo dom carismático do Espírito Santo, guiavam a mão do Pe. João Henrique que então desenhava numa folha branca, tudo o que o Senhor colocava em seus corações.

No desenho, Maria parece avançar a passos firmes sobre a terra, que era deserta e se tornava um jardim florido, esmagando a força do mal. De seus pés flui água viva que fecunda a Terra.

Ela traz nas mãos o Coração Misericordioso de seu Filho Jesus. Tesouro precioso para estes tempos, sinal da nova Aliança de sua Misericórdia.

Do coração ferido de Jesus nasce um Arco-Íris de luz que, com suas sete cores, ilumina a humanidade, que estava envolvida, assim como a Terra, na sombra da morte.

Maria se apresenta bem parecida à imagem da Virgem de Medjugorje, Rainha da Paz. A cor do manto e da túnica de Maria, rosada e azulada, nos lembra as cores dos raios que saem do coração da imagem de Jesus Misericordioso da Irmã Faustina Kowalska.

Desta imagem, foi feita apenas uma tímida tentativa de colorir no computador. Mas este primeiro esboço acabou tornando-se conhecido por todos.

Várias vezes tivemos a alegria de constatar as confirmações do Senhor. Com alguns sinais, a Imaculada foi vista por outros irmãos que não a conheciam anteriormente, seja em alguma visão em oração, seja no repouso do Espírito ou até mesmo aos irmãos de rua.

Palavra de Vida

Missionários na favela do Moinho
Missão na comunidade do Moinho em São Paulo/SP. Foto: William de Oliveira.

Palavra de Vida é um trecho bíblico que escolhemos ou recebemos em oração e procuramos vivê-lo, fazendo daquele versículo a bússola que orientará nossas escolhas e ações ao longo da vida.

No dia 12 de dezembro de 1999, no início do Ano Santo da Misericórdia do Senhor, na festa de Nossa Senhora de Guadalupe, após 40 dias de oração e jejum, recebemos a confirmação de nossa Palavra de Vida, que rege todas as nossas ações:

O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou pela unção para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor”.(Is 61,1 e Lc 4,18-19).

A nossa missão irradia os raios da Divina Misericórdia como um arco-íris da Nova Aliança de Deus.

Da mesma forma que a luz se decompõe nas diversificadas “cores” do arco-íris, sinal da Nova Aliança da Misericórdia de Deus, entre o céu e a terra (cf. Gn 9,8-17), assim seu amor reluz nas diferentes obras de Misericórdia, materiais e espirituais, que somos chamados a realizar, pela diversidade dos carismas (cf. 1Pd 4,7-11; 1Cor 12,4-11) com que o Espírito Santo nos capacita.

A criatividade do amor no nosso carisma se expressa nas várias modalidades da nossa entrega e do nosso anúncio, chamamos de cores da Misericórdia:

As cores da Misericórdia

Vermelho – Servos

Evangelização de rua
Missionários abordam morador de rua.

O fim específico dos Servos da Misericórdia é o anúncio da Boa Nova (cf. Lc 7,22) aos mais pobres dos pobres (cf. Lc 6,20-22), fazendo com que nasça Jesus no meio deles, encarnando-Se e tornando-Se semelhante a eles (cf. Fl 2,6-11), para dar vida a Palavra que diz: “e o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14).

O eixo de sua ação são os encontrados em favelas, cortiços, embaixo das pontes, cadeias, ruas, em qualquer situação que esteja tirando a dignidade dos Filhos de Deus, a fim de proclamar a estes escravos de hoje a libertação. A capacidade de amar, vibrar, deixar-se penetrar pela vida dos irmãos mais pobres jorra diretamente da Trindade.

Laranja – Artistas

Apresentação do Ministério Aliança de Misericórdia
Foto: Will de Oliveira. Ministério Aliança de Misericórdia

“Deus disse: que as águas que estão sob o céu se reúnam num só lugar… e Deus viu que isso era bom”(Gn 1,9-10).

Tudo na natureza é uma arte perene do dedo de Deus, e Ele, Artista dos artistas, deu ao homem o anseio de ser artista para louvá-Lo.

Os Artistas da Misericórdia expressam através da música, teatro, poesia, dança, pintura, escultura e artesanato o Amor e a Misericórdia de Deus. Ser Artista da Misericórdia é ultrapassar os limites do palco, luz, aplausos e multidões e entrar com humildade em todos os lugares onde há ovelhas que precisam ser cuidadas e resgatadas.

Amarelo – Adoradores

Ostensório com o Santíssimo
A Igreja da Boa Morte mantém adoração 24h no centro de São Paulo.

Pela contemplação, cobrimos com a Misericórdia do Pai a miséria dos homens.”

O brilho da vida contemplativa resplandece com uma força particular na experiência dos membros da família Aliança de Misericórdia. A Eucaristia celebrada e adorada diariamente é, para nós, fonte e cume da nossa ação apostólica.

Para expressar a centralidade da oração e a prioridade da contemplação no nosso carisma, alguns dedicam suas vidas à oração como Adoradores da Divina Misericórdia.

São chamados a expressar a Misericórdia do Pai através da nossa entrega na adoração e na intercessão pela Igreja, pela conversão dos pecadores e pela purificação das almas do purgatório. Dentre estes, alguns, sentido um desejo de uma vida ainda mais intensa de silêncio e oração, vivem uma vida de clausura.

Verde – Pastores

Reunião dos Pastores da Misericórdia
Encontro com padre e líderes que se identificam com o carisma da Misericórdia.

Os Pastores da Divina Misericórdia: clérigos, religiosos, leigos e outros líderes cristãos que se tornam mensageiros da Misericórdia de Deus, nas ações evangelizadoras, Movimentos e Comunidades, numa atenção privilegiada às ovelhas desgarradas.

Por convite de Dom Gil Antônio Moreira, nosso pai espiritual, queremos que o Movimento tenha uma abrangência ecumênica.

Os irmãos evangélicos são unidos a nós no anúncio do Cristo Jesus como único Senhor e Salvador dos que estão perdidos e vivem nas trevas e na sombra da morte.

Focando no que nos une, queremos construir com eles pontes de fraternidade e de unidade, para que as obras concretas de Misericórdia se tornem ponto de convergência entre os cristãos.

Azul – Anunciadores

Anunciadora da misericórdia prega em retiro
Os anunciadores da misericórdia levam a misericórdia através da Palavra de Deus/Foto: Acervo da Aliança.

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou pela unção para evangelizar os pobres…” (Lc 4,18-19).

Os Anunciadores da Misericórdia são evangelizadores, missionários itinerantes, livres para irem pregar e irradiar a Misericórdia de Deus até os últimos confins da terra:

“Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). São caracterizados pelo ardente desejo de buscar sempre a experiência dos discípulos à espera da vinda do Espírito Santo (cf. At 1,13-14), para evangelizar com ardor e com todos os dons e carismas do Espírito.

São os membros da Comunidade de Vida e de Aliança, movidos pelo Espírito Santo, que sentem continuamente impelidos a anunciar aos pobres, espiritual e materialmente, a Boa Nova que transforma.

Os Anunciadores desejam tornar Jesus mais conhecido e amado por cada homem, gritando à humanidade para que todos possam experimentar o Pentecostes que nasce da Misericórdia do Senhor.

Rosa – Construtores de Paz

Câmara Municipal de São Paulo com manifestantes a favor da família
Acervo da Aliança. Manifestação pela família na Câmara Municipal de São Paulo.

Os Construtores de Paz são pessoas que buscam viver o Amor evangélico com gestos concretos. Conscientes de sua pequenez sabem que não podem ficar omissos diante da indiferença e manipulação do mundo atual.

Eles encontram na própria vida um instrumento de transformação da realidade.

O lema “Evangelizar para Transformar”, que sintetiza o chamado da Aliança de Misericórdia, deve ser também uma experiência viva na cultura, na economia e na política. Percebemos a pobreza espiritual como raiz de todas as outras pobrezas, e também que o anúncio do Evangelho pode e quer transformar as estruturas sociais, além dos indivíduos.

Violeta – Vítimas

Paulo Roberto com os rosto desfigurado ao lado de Padre João Henrique
As vítimas da misericórdia oferecem o próprio sofrimento, junto o Cristo Crucificado.

“os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada. (Rm 8,18)

Quando a Aliança de Misericórdia estava nascendo, em 2000, Deus nos deu um grande presente. Certo dia, um dos nossos Fundadores foi procurado para visitar um jovem chamado Paulo Roberto, de 19 anos, com câncer de pele desde um ano de idade.

Ele disse ao padre que seu sonho era oferecer a Deus seu sofrimento pela conversão dos pecadores, em especial dos jovens. Sabia que muitos trocavam a vida pelo pouco prazer que as drogas e os vícios oferecem. Sentiu que devia dar-se todo a Deus, consagrando-se para a salvação destes.

Ficou claro então para o Pe. João Henrique que Deus confirmava este chamado para a nossa Família. Nasceram assim as Vítimas da Misericórdia, que oferecem seu sofrimento como entrega de amor para a salvação de todos.

As Vítimas sentem-se, no profundo do coração, chamados a participar das dores, das chagas redentoras de Jesus. Vivem isso como um chamado único, particular, pois a oferenda de si mesmos torna-se um holocausto vivo.

Elos

Os membros da Aliança de Misericórdia constituem a única família dos filhos e filhas da Divina Misericórdia segundo diferentes elos:

Comunidade de Vida

Missionário de vida meditam o evangelho sobre uma árvore
Os missionários de vida deixam sua casa e trabalho para dedicar-se totalmente ao anuncio da misericórdia/ Foto: Acervo da Aliança.

A Comunidade de Vida Imaculada do Espírito Santo forma o primeiro elo do Movimento.

É composta por Missionários Consagrados, Casais Missionários e Missionários no Mundo que, unidos por um laço que supera o natural, vivem como verdadeiros irmãos e são articulados em fraternidades.

  1. a) Missionários Consagrados: são irmãos e irmãs, que movidos pelo Espírito Santo, entregam-se totalmente a Deus por meio do Vínculo de Holocausto, assumindo os compromissos da vida celibatária para mais ardentemente amar o Senhor e mais livremente servir aos irmãos. Podem ser também clérigos e candidatos ao sacerdócio.
  2. b) Casais Missionários: são casais e vocacionados ao matrimônio, que se entregam a Deus por meio do Vínculo de Oblação, sendo testemunhas evangélicas da santidade no matrimônio e de sua missão para a santificação do mundo. Assumem a vida em comunidade e são totalmente disponíveis para a realização da única missão da família Aliança de Misericórdia.
  3. c) Missionários no Mundo: são leigos, casados, solteiros ou celibatários, que inseridos no mundo entregam-se a Deus testemunhando a Boa-Nova do Evangelho e a mensagem da Misericórdia no seu cotidiano e na sua realidade familiar, social e profissional.Assumem o Vínculo de Oblação e fazem referência a uma fraternidade da Comunidade de Vida.

Comunidade de Aliança

Coordenadores da Comunidade de Aliança
Coordenadores da Comunidade de Aliança/ Foto: Acervo da Aliança.

A Comunidade de Aliança forma o segundo elo do Movimento.

É composta pelos Missionários de Aliança que, vivendo integralmente a espiritualidade do carisma, formam os “Arco-Íris de Misericórdia”, expressão concreta do Amor Misericordioso do Senhor, nas próprias cidades e paróquias em comunhão com os Pastores locais.

Entregam-se a Deus por meio do Vínculo de Comunhão, assumindo como compromissos: a formação, a oração, a partilha do próprio dízimo e a evangelização.

Vivem a unidade e a obediência com todo o Movimento por meio dos coordenadores, conforme as orientações da Presidência.

Para saber como iniciar a Comunidade de Aliança na sua cidade entre em contato com a Coordenação Geral.

Email: arcoirisgeral@aliancademisericordia.com.br

Amigos missionários

amigos da Aliança no Ceará
Amigos do Movimento /Fotos: Aliança Ceará.

Amigos Missionários: formam o terceiro elo do Movimento. Assumem o compromisso de sustentar a obra partilhando voluntariamente tempo, forças, bens econômicos e espirituais, na medida das suas possibilidades, entregam-se a Deus por meio do Vínculo de Participação.

Os amigos são convidados a participar do GAMI (Grupo de Amigos da Misericórdia).

Os Amigos se sentem unidos à Obra pela própria livre partilha como contribuição para o sustento da mesma se comprometendo a uma partilha fiel e constante na oração, no serviço voluntário ou nos bens, lembrando-se dos sacrifícios e ofertas bíblicas: o dízimo (cf. Lv 27,30-34) e as primícias (cf. Lv 2,14-16)

Estes Amigos do Movimento não apenas contribuem, mas também partilham como membros efetivos, da riqueza espiritual da Obra. Jesus chama de amigos, aqueles que servem e partilham da intimidade da família trinitária: “Chamo-vos amigos porque tudo o que ouvi do meu Pai, vos dei a conhecer” (Jo 15,15).

Filhos da Aliança e Participantes

Acolhida pinta um cerca enquanto sorri para a foto
Filho acolhido em Piracicaba/ Foto: Acervo da Aliança.

A irradiação do carisma da obra alcança outros irmãos que não assumem vínculos específicos, mas partilham da espiritualidade da Aliança de Misericórdia. Eles são os Filhos da Aliança e os Participantes.

Os Filhos da Aliança são os irmãos acolhidos na Aliança de Misericórdia que, como verdadeiros filhos, integram plenamente a família. Não assumem necessariamente algum vínculo, mas podem livremente aderir à obra em todos os elos da mesma.

Os Participantes estão ao redor da obra. São todas as pessoas e grupos que de várias formas entram em contato com o Movimento sem assumir vínculos específicos.

Os participantes partilham do carisma e podem sustentar as atividades da Aliança de Misericórdia com a oração e contribuições espontâneas, participando também de suas atividades.

Saiba Mais: Conheça mais sobre o Movimento no Brasil e no mundo

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembra me Perdeu sua senha?

Lost Password